GEMO

O Ramo Lobinho é destinado para crianças de 6,5 a 10 anos de idade, dentro do Movimento Escoteiro. É um ramo muito importante, pois é nele que os jovens iniciam a sua trajetória no Escotismo, aprendendo os valores, a ética e a moral escoteira, bem como a importância do trabalho em equipe e da vida em contato com a natureza.

Os Lobinhos participam de atividades lúdicas, esportivas, artísticas e culturais, que são planejadas para que eles possam aprender de forma divertida e desenvolver habilidades e valores importantes para a vida. Essas atividades são baseadas em histórias e aventuras do Livro da Jângal, escrito pelo escritor britânico Rudyard Kipling, que criou a história de Mogli, o Menino Lobo, inspiração para o desenvolvimento do Ramo Lobinho.

Os Lobinhos são divididos em pequenos grupos, chamados de Alcateias, cada um liderado por um jovem líder escoteiro, denominado de Lobinho Guia. O Lobinho Guia é responsável por orientar e auxiliar os Lobinhos na realização das atividades, além de ser um exemplo para eles na prática dos valores do Escotismo.

No Ramo Lobinho, os jovens aprendem a importância da amizade, da cooperação e da solidariedade, bem como desenvolvem a criatividade, a responsabilidade e a autonomia. Ao final do ciclo no Ramo, os Lobinhos são incentivados a seguir para o próximo ramo, o Ramo Escoteiro, onde continuarão sua trajetória no Movimento Escoteiro e aprimorarão suas habilidades e valores.